A história dos Veículos Elétricos

10 de novembro de 2017

Por que pagamos mais de três mil reais em um iPhone e titubeamos para pagar um mil em um Samsung? Estamos aqui falando de conceito. Os carros elétricos, muito além do conceito, irão mexer diretamente com o seu bolso. Exato! O consumidor irá notar que, com o tempo, seu custo x benefício será extremamente vantajoso, justificando financeiramente sua compra.

Em um mundo mais que globalizado falamos muito em sustentabilidade, e cada vez mais o mercado busca alternativas para o planeta, principalmente quando falamos em mobilidade urbana. Com isso, os veículos elétricos ganham espaço no cenário mundial. Com políticas mais avançadas à realidade dos veículos elétricos, a Ásia já impulsiona a economia com números relativamente favoráveis.

O veículo elétrico não é exclusivamente uma questão de conceito e de não poluir o planeta. Se compararmos seus gastos, no dia a dia ele é muito significativo no quesito economia. Os gastos com energia elétrica são bastente reduzidos, somado ainda a grande economia que é gerada pela ausência de manutenção no motor.

Ainda faltam políticas para a redução dos custos dos veículos elétricos, porém o movimento mundial dos governos e estados nos levam a crer que este obstáculo será ultrapassado em um curto período, e de forma bastante veloz. Pensando assim, grandes empresas se voltam para este mercado e criam soluções que logo estarão no mercado, como: baterias que recarregam em 5 minutos, aumento do conforto e autonomia, novos modelos em segmentos como os trucks, entre outros.

 

Um Pouco da História dos Veículos Elétricos

Por mais atual que parece falar em veículos elétricos, eles foram inventados há mais de 130 anos, antes até dos veículos a combustão, porém, depois dos veículos a vapor (locomotivas e navios). Na década de 1830, o escocês Robert Anderson, inventou as primeiras células elétricas. Em 1828, o húngaro Ányos Jedik, criou o primeiro motor elétrico. Em 1834, o americano Thomas Davenport, inventou o primeiro motor movido a energia elétrica DC. Em seguida, o francês Gaston Planté, inventou a primeira bateria recarregável de chumbo ácido em 1859 e usada até hoje.

França e Inglaterra foram os primeiros a desenvolveram veículos elétricos, seguidas pelos Estados Unidos. Em 1897 a cidade de Nova Iorque teve a primeira frota de taxis com motores elétricos. Um veículo elétrico básico custava em torno de US 1.000,00 em 1900 (algo como US 26.000,00 de hoje). Modelos mais incrementados, com acabamentos mais luxuosos, chegavam a custar o triplo. O Wood’s Phaeton, um modelo intermediário, atingia a velocidade de pouco mais de 20 km/h e custava US 2.000,00.

Entre 1900 e 1920, os carros elétricos fizeram sucesso, com o auge em 1912, quando 1/3 da frota americana possuía motores elétricos. A derrocada da produção de veículos elétricos adveio de um conjunto de fatores: a descoberta de grandes reservas petrolíferas no Texas, barateamento dos veículos de combustão interna graças à produção em massa criada por Henry Ford (enquanto o preço médio dos veículos elétricos era de US 1750,00 o preço médio dos veículos a gasolina era de US 650,00), as limitações de velocidade e de autonomia dos veículos elétricos que impedia sua utilização em trajetos mais longos e, por fim, a invenção da partida elétrica em 1912 por Charles Kettering substituindo a partida manual por manivela.

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