Gastando muito em combustível? Desenvolvemos um carro movido a sol! Vem ver

Falar sobre carros elétricos é como abrir um leque para outros assuntos relacionados: sustentabilidade, inovação e tecnologia, tendências para o futuro, mudança nos nossos hábitos e na forma como locomovemos… dá pra passar horas falando sobre o assunto. 

Muito tem se discutido sobre o impacto dos meios de transporte na saúde do planeta. Em 2019 já somos 7,7 bilhões de pessoas que precisam se locomover todos os dias. Imagina só, a quantidade de combustível utilizada para movimentar toda a população do planeta. Agora imagina só, a queima desses combustíveis sendo jogada na atmosfera. 

Nosso objetivo é comercializar opções de mobilidade urbana inteligente, que, além de minimizar o impacto que podem gerar no meio ambiente, sejam práticas, ágeis e econômicas. Perfeitas para a correria do dia a dia, seja ele qual for: mais agitado, inserido em operações comerciais ou mais tranquilo, apenas para locomoção urbana.


Pensando nisso, aprimoramos o que já era bom para ficar ainda melhor e desenvolvemos o primeiro carro movido à sol do Brasil. 


E o carro é tão inteligente que até frotas empresarias já utilizaram: em parceria com a OMS Engenharia, a Hitech Electric desenvolveu o primeiro carro fotovoltaico do Brasil. A gente sabe que comprar um carro elétrico é uma grande aquisição e como, atualmente, esse tema é pouco explorado no Brasil, nosso objetivo é trazer as melhores soluções em mobilidade urbana e acessíveis à população. 


E como funciona um carro elétrico movido à sol?

Escolhemos um dos nossos modelos, o e.coTech4 para receber os painéis fotovoltaicos que ficam acoplados no teto e são conectados num controlador, na bateria do veículo.

O sistema do e.coTech4 é composto por um pack de baterias de lítio, um controlador de tensão com BMS e duas placas fotovoltaicas de 12V cada.

As placas são ligadas em série, e enviam ao controlador de tensão 24V com 3A de pico. As placas enviam continuamente essa tensão quando expostas a luminosidade, já o controlador é ajustado para carregar as baterias de maneira inteligente.

Quando a tensão da bateria fica abaixo de um valor mínimo ajustado, ele libera a carga e permanece assim até atingir ao limite superior definido. Essa faixa controlada de tensão garante a longevidade das baterias.

A tarefa do controlador de carga é deixar a energia estável. Em dias de chuva ou tempo nublado, por exemplo, poderá haver oscilações de carga, com picos altos e baixos.

Com isso, as baterias não serão prejudicadas.


Assim, as placas transformam luz do sol em energia para o carro!


Qual é o implemento na autonomia a partir da carga com o painel fotovoltaico?

Em condições favoráveis de utilização, o carregamento pelo paine pode aumentar a autonomia do carro entre 15 e 20%. As condições favoráveis dizem respeito à exposição do carro em um dia ensolarado e com as placas limpas e sem obstáculos à luz solar, como árvores, sobra de prédios e marquises. 


O carro carrega quando o tempo estiver fechado?

Sim, o carro carrega sempre que exposto à luminosidade do dia; mesmo em condições climáticas difíceis, como chuva e tempo nublado. Porém, a eficiência energética é diminui de acordo com a força da luz solar: uma conta bastante simples: menos incidência de luz, menos carga. 


Posso lavar o carro sem problemas?

Sim, é importante sempre manter as placas limpas sem poeira ou objetos que possam obstruir a incidência de luz solar.


O carro carrega em movimento?

Sim, carrega em movimento. Lembrando que a melhor eficiência das placas é atingida com bom alinhamento das placas com o sol.


Quanto custa a instalação dos painéis?

O custo total dos painéis + instalação e alinhamento ao controlador do veículo é de R$ 6.500,00. Você pode optar por comprar seu veículo com ou sem os painéis. Se for a segunda opção, é preciso agendar este serviço diretamente com a nossa equipe de vendas e engenharia clicando aqui.


Posso instalar meus próprios painéis fotovoltaicos?

A instalação de qualquer componente feita por terceiros automaticamente invalida a garantia do veículo e da bateria.


Posso instalar em algum outro veículo da Hitech Electric?

Sim, agora é possível instalar painéis fotovoltaicos no e.coCargo, o nosso utilitário elétrico com baú fechado e capacidade de carga de 800 kg.

Tem interesse em adquirir um veículo com recarga fotovoltaica?