Carros elétricos: Saiba tudo sobre a nova tendência das estradas

Você com certeza percebeu que o termo “ecologia” vem sendo utilizado nos mais diversos ramos da nossa sociedade. É cada vez mais comum ver as pessoas se preocupando com o meio ambiente, e no mundo automotivo, não seria diferente. Os carros elétricos têm ganho cada vez mais força no mercado, e já são uma realidade no Brasil. 

Em 2018 a frota mundial era composta por 3,2 milhões de veículos. A cada ano esse número só vai aumentando. Grandes empresas têm ganhos milionários e estão revolucionando o mercado. Um grande exemplo é a Tesla que vem causando grandes mudanças nos Estados Unidos, não apenas com carros mas também com estrutura. 

Os carros elétricos no mercado brasileiro 

Quando falamos de estrutura não é nada relacionado ao que sustenta o carro mas sim o mercado. Ninguém quer ser dono de um carro para andar apenas próximo de sua casa, a ideia é ter a liberdade de ir e vir mais rápido e prático, percorrendo distâncias que andando, seriam extremamente desgastantes. 

Mas o que tem a ver a estrutura com o mercado brasileiro? 

A resposta é bem simples, quanto melhor preparado o país mais os carros movidos a eletricidade se popularizam. 

O mercado brasileiro está um pouco atrás quando o assunto são carros elétricos. Para não ficar fora da tendência os principais modelos vendidos nas terras tupiniquins são os híbridos. Carros que trabalham utilizam um motor elétrico junto ao convencional. Com isso, as grandes distâncias podem ser percorridas sem a preocupação de a bateria acabar e não ter uma tomada por perto. 

Mas, essa é uma situação atual, o mercado está crescendo. A China está investindo forte no ramo, o país é o mais poluente do mundo com cerca de 6 milhões de toneladas de gases emitidos por ano. Com uma população de 1,3 bilhão e cidades que chegam a ter mais de 24 milhões de habitantes, quantidade de carros circulando é preocupante. 

Com a pressão das organizações mundiais uma das alternativas são os motores elétricos (muito mais baratos do que os modelos americanos). 

Mas por que comprar carros elétricos? 

● Economia de até 90% com os gastos de abastecimento; 

● Redução de IPVA, em alguns estados a alíquota é reduzida;

● Motor silencioso; 

● Manutenção mais simples; 

● Zero emissão de gases poluentes. 

Podemos citar também diversos aspectos técnicos que você não iria ter mais que pensar, itens como: 

● Troca de óleo; 

● Abastecimento (gasolina/álcool); 

● Regulagens do motor à combustão como troca de velas, filtros, correias, mangueira, etc.; 

Conclusão 

O mundo está mudando, a era da revolução industrial já se foi e depois de tanto poluir, teremos que focar na revolução ecológica. Repensar a forma como nos relacionamos, nos transportamos, compramos e produzimos é uma tarefa necessária.