O que é carsharing? Descubra como você pode economizar utilizando este serviço!

Carsharing é um termo que vem do vocabulário da economia colaborativa. Em inglês, significa literalmente “compartilhamento de carro”, mas nós vamos um pouco além da tradução literal.

Como o próprio nome já diz, carsharing trata do compartilhamento de veículos, que pode ser feito por pessoas ou por empresas especializadas. Dessa forma, a prática permite que qualquer indivíduo consiga alugar um carro pelo tempo que ele desejar, sem depender de processos extensos e burocracia como acontece nas locadoras de carros convencionais.

 

Como funciona?

É muito simples: o usuário pode contratar o serviço, geralmente disponibilizado em alguma plataforma mobile, utilizar o veículo pelo tempo que desejar e fazer a devolução de forma rápida e prática. Muitas vezes, não é necessário nenhum outro recurso (como papeladas e assinaturas) para fazer a contração e utilização do veículo.

Imagine que você precise resolver algumas coisas na cidade vizinha mas não quer gastar muito com outros aplicativos de mobilidade urbana, táxis ou ônibus. Tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo da empresa em questão, fazer seu cadastro e preencher as informações necessárias, método de pagamento e está tudo pronto! Só o que resta fazer é encontrar o veículo mais próximo de você, selecioná-lo e seguir todas as instruções do aplicativo para destravamento das portas, partida e ignição e devolução.

 

Quais são as principais vantagens?

Do ponto de vista do consumidor, uma das maiores vantagens é poder alugar um veículo por um tempo menor que uma diária inteira de uma locadora convencional. Permitindo que o serviço seja contratado por minutos ou horas (e até mesmo dias, claro).

Para as cidades, isso significa a diminuição de veículos rodando nas ruas, consequentemente, desafogando o trânsito. Um carro compartilhado retira, em média, de nove a 13 automóveis das ruas, segundo o estudo Shared Mobility, da Universidade da Califórnia. A pesquisa também apurou que 25% dos usuários de carsharing venderam um veículo e outros 25% adiaram a compra de um novo carro.

Além de contribuir para a manutenção do fluxo de trânsito, a utilização de carsharing ajuda e muito, na redução da ocupação do espaço público, pois há menor necessidade de espaços de estacionamento.

 

Qual é a diferença entre alugar um carro no modelo convencional e utilizar o modelo carsharing?

Esse sistema difere do aluguel de carros tradicionais das seguintes formas:

Carsharing não é limitado pelo horário de expediente comercial;

Reserva, coleta e devolução são feitas por autoatendimento, não necessita do serviço de atendentes;

Os veículos podem ser alugados por minuto, hora e também por dia;

Geralmente os veículos ficam distribuídos em áreas de grande concentração de pessoas nos centros urbanos;

Os custos de combustível já estão incluídos nas tarifas.