Como funciona o carro movido a sol?

Lançado em dezembro, o carro movido a sol, da OMS Engenharia, pode ser visto circulando pela cidade de Curitiba e região metropolitana. A OMS afirma que o projeto do carro poderá ser replicado por muitas empresas e até pessoas físicas posteriormente.

A OMS quer mostrar que a energia solar, essa energia limpa e renovável, já é uma realidade e reduz significativamente as despesas com eletricidade, sem contar o benefício para o meio ambiente” diz o diretor da OMS, Osmar Nascimento.

Como funciona o carro movido a sol?

Duas placas fotovoltaicas de 100 watts cada, foram colocadas no teto do carro. Essas placas transformam a luz do sol em energia elétrica, que abastece as baterias do carro movido a sol.

Entre as placas e as baterias, será instalado um controlador de carga. Esse controlador nada mais é do que um artifício para regular a energia que vai das placas para a bateria. Em dias de chuva ou tempo nublado, por exemplo, poderão haver oscilações de carga – picos altos e baixos. Essa inconstância pode prejudicar as baterias. A tarefa do controlador de carga é justamente deixar essa energia oscilatória estável. Com isso, as baterias não serão prejudicadas e o tempo de vida útil delas não diminuirá.

Qual é a autonomia do carro?

Sem as placas fotovoltaicas, o carro movido a sol percorre até 100 quilômetros com uma carga. Com a instalação dos painéis e do controlador, essa autonomia aumenta em torno de 25%. E o melhor: tudo isso sem aumentar o consumo de energia elétrica e sem poluir o meio ambiente.

Carro movido a sol da OMS Engenharia em parceria com a Hitech Electric.

Fonte: OMS Engenharia

Posts relacionados

23 de fevereiro de 2018

Carro movido a sol. O que é?