Gestão de frota: otimização de recursos através de veículos elétricos

Entendendo o que é fazer gestão de frotas

A gestão de frotas é uma abordagem administrativa que permite às empresas organizar e coordenar veículos de trabalho com o objetivo de melhorar a eficiência, reduzir custos, garantir a conformidade com as regulamentações governamentais e segurança dos colaboradores. O gerenciamento de frotas é comumente confundido com rastreamento de veículos, porém as características vão além dessa simples funcionalidade, focando principalmente em registrar diagnósticos mecânicos dos veículos e comportamento do motorista durante a condução.

Empresas de entregas e logística, fornecimento de gás e combustível, serviços públicos, serviços de reparos, entre outras, são exemplos de setores que dependem da gestão de frotas eficiente para garantir o uso responsável do veículo, e economia de recursos e investimentos.

O mercado oferece inúmeras tecnologias de gestão de frota atualmente. Dentre elas, estão serviços de telemetria, rastreamento por GPS para detecção confiável de localização de veículos, entre outras. O software de gestão de frota permite que uma empresa rastreie todos os veículos a partir de um operador central. Por exemplo, os sistemas de rastreamento são usados para monitorar o comportamento do motorista, o uso adequado do veículo, os intervalos de trabalho e o cumprimento dos padrões de segurança.

E ainda, softwares de gestão de frota podem, também, pode incluir alguns recursos de controle remoto, como limitação de velocidade, limitação de rotação do motor e lentidão ou parada gradual de veículos. Os recursos de segurança remota ajudam a impedir roubo de veículos e cargas, por meio do mapeamento de GPS. A operação correta de gestão de frotas pode impactar na eficiência geral da empresa, aumentando consideravelmente a lucratividade, visto que os recursos serão poupados e maximizados.

 

Gestão baseada em performance

Soluções elétricas são, atualmente, 100% focadas na gestão de operações. Visto que o custo para carregamento de manutenção de um carro elétrico é até 90% menor do que se comparado a um veículo de mesmo porte. A frequência e eficácia das manutenções é outro fator positivo e altamente atrativo. E ainda, os softwares empregados geralmente visam economia e condução correta dos veículos. Esse nível de diagnóstico resulta na redução dos custos em combustível, dado a economia para recarregar um elétrico, e manutenção mais simples e econômica.

 

Economia através dos dados

A utilização de veículos elétricos na gestão de frotas é baseada pela economia através da análise e gerenciamento de dados por meio de relatórios e tendências de comportamento, uma visão geral de onde é necessário agir para melhorar o desempenho da frota e dos motoristas. Além disso, alguns softwares de gestão de frotas, como é o caso da Hitech Electric, possuem manutenção preditiva. Ou seja, ele prevê a próxima ida à oficina para revisão dos componentes mecânicos.
No portal do cliente Hitech Electric, por exemplo, você tem acesso online à ferramenta de planejamento de serviço. As falhas relatadas pelos motoristas por meio do app podem ser acessadas, e com isso, a equipe de serviços pode decidir com facilidade quais providências devem ser tomadas. 

Assim como no final do mês, o gestor da frota pode exportar relatórios de diferentes análises, como utilização brusca dos freios, períodos em que os veículos passaram parados ou em movimento, qual foi o consumo de eletricidade durante o mês, qual motorista performou melhor, ou se seja, dirigiu de acordo com as diretrizes preestabelecidas pela organização e ainda trabalhar programas de bonificações e recompensas.

 

Verdadeiras plataformas de marketing

Dentre as vantagens de implantar uma frota elétrica na sua empresa, é importante ressaltar a conveniência e facilidade de utilizar essa estratégia de gestão como meio de publicidade praticamente orgânica. Muito se fala sobre sustentabilidade e os consumidores estão cada vez mais atentos às empresas que investem ou se preocupam com a saúde do planeta, fato consolidado por uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a FIEP, que mapeou que 87% dos consumidores preferem comprar de empresas que demonstrem, de alguma forma, sua preocupação com o meio ambiente.

Confira abaixo, quem utilizou carros elétricos Hitech Electric nas suas operações de gestão de frota

Reduzir o valor do frete é um objetivo comum para quem vende pela internet, especialmente porque, segundo pesquisa realizada pela Forrester Research, o elevado custo com frete corresponde a 44% dos carrinhos abandonados. Foi pensando nisso que a ASAP Log e a Hitech Electric identificaram uma boa oportunidade de sinergia. “O maior custo dos motoristas cadastrados na ASAP Log é, sem dúvida, o combustível. O uso de carros elétricos nos pareceu ser a melhor solução no momento. Além da redução de custo, são veículos mais ecológicos”, afirma Rafael Mendes, CEO da ASAP Log.

Economia faz parte do vocabulário de quem trabalha com corridas por aplicativo, táxis ou qualquer tipo de viagem fretada. Por conta disso, aliado ao fator sustentabilidade, que um carro elétrico traz consigo, a 99 disponibilizou um e.coTech4 como projeto piloto, que rodou em Curitiba durante o mês de agosto. Além do sucesso que o carro fez, tanto com os motoristas quanto com os passageiros, a comprovação foi unânime: melhor custo-benefício para motoristas de aplicativo e gestão de frotas.

Quer promover economia em sua frota?

Fale com um especialista em carro elétrico