Isenção de IPVA Elétricos

Não apenas a questão do combustível é uma vantagem para quem está analisando comprar um veículo elétrico. A manutenção reduzida e, principalmente a isenção do  IPVA, são grandes motivadores na hora da decisão de aquisição.
O motivo dos governos concederem estes benefícios no IPVA é incentivar a adesão de carros menos menos poluentes, estimulando a preservação do meio ambiente.

 

A isenção de IPVA em sete estados brasileiros para proprietários de veículos movidos a motor elétricos já estão valendo, e outros três estados, os veículos elétricos têm alíquota do IPVA diferenciada. A ABVE (Associação Brasileira do Veículos Elétrico) defende a extensão da isenção do IPVA para veículos elétricos aos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins e também ao Distrito Federal.

 

No Paraná, a isenção do IPVA já foi aprovada pelo Governador e a partir de então, segue para a aprovação na Assembleia Legislativa do estado.

Prefeito Rafael Greca, assina com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o chefe da Casa Civil do Estado, Guto Silva, e Roberto Marcelino, do Icities, a isenção do IPVA à circulação de veículos elétricos e híbridos. Curitiba, 21/03/2019. Foto: Pedro Ribas/SMCS

No Mato Grosso, há um projeto que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) prevê isenção de Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos que circulam no estado. O objetivo é reduzir o custo de aquisição do veículo para estimular a preservação do meio ambiente.

A proposta do deputado Wilson Santos (PSDB) acrescente a seguinte redação à Lei estadual 7031 que disciplina a cobrança do IPVA.

“Art. 7º- É isenta do imposto a propriedade de veículo nos seguintes casos: X – veículos impulsionados por energia elétrica e/ou a hidrogênio, tanto movidos exclusivamente por cada um destes combustíveis quanto em modalidade híbrida”.

Em Mato Grosso, o número de carros elétricos subiu de 70 para 324, nos últimos dois anos, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT). As cidades com carros elétricos, até o momento, são Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande.

A Hitech Electric é a única empresa no Brasil a oferecer um caminhão elétrico por menos de R$ 100 mil e carros elétricos por menos de R$ 55 mil.

 

Quer conhecer mais detalhes sobre esta economia, clique  aqui