Mobilidade Urbana no Brasil

A mobilidade nos grandes centros é um desafio enfrentado por toda população, assim como pelas empresas e suas frotas atuando nos polos urbanos do país. A forma de atuação das frotas empresariais tornou-se um grande vilão neste cenário todo, por isso é preciso que boas soluções sejam encontradas e colocadas em prática com urgência.

Nos últimos anos, o debate sobre a mobilidade urbana no Brasil vem se acirrando cada vez mais, haja vista que a maior parte das grandes cidades do país encontra dificuldade em desenvolver meios para diminuir a quantidade de congestionamentos ao longo do dia. Trata-se, também, de uma questão ambiental, pois o excesso de veículos nas ruas gera mais poluição, interferindo em problemas naturais e climáticos em larga escala e também nas próprias cidades, a exemplo do aumento do problema nas chamadas ‘ilhas de calor’.

As principais problemas na mobilidade urbana remetem ao aumento do uso de transportes individuais, má qualidade do transporte público e principalmente uso de frotas ultrapassadas, que são os grandes emissores de CO2. Entre os anos de 2002 e 2012, segundo dados do Observatório das Metrópoles, enquanto a população brasileira aumentou 12,2%, o número de veículos registrou um crescimento de 138,6%. Confira a tabela a seguir:

 


Tabela das capitais brasileiras com a maior quantidade de carros por habitante. Dados do ano de 2014.

 

O que sua empresa está fazendo para amenizar este problema?

A Hitech Electric possui em seu portfólio quatro modelos que podem ajudar e muito a amenizar este problema, além de serem um gerador enorme de redução nos custos operacionais da sua empresa. Eis os motivos:

  • Manutenção reduzida (número bem pequeno de peças móveis);
  • Redução drástica no gasto com combustível (utilizando a energia elétrica);
  • Isentos do rodízio de veículos (São Paulo);
  • IPVA reduzido (1%).

Estes 4 itens, por si só, já são mais que suficientes para empresas e gestores migrarem suas frotas para modelos elétricos. Além disso, o fator decisivo é estar com um modelo de zero emissão de CO2, onde além da redução de custo operacional a sua empresa estará fazendo a ação correta ao planeta e a cidade em questão. E isso, tanto para o transporte urbano com carros quanto com caminhões. Os modelos urbanos 100% elétricos e acessíveis da Hitech Electric atendem nas duas linhas: passageiro e carga. A seguir apresentamos informações sobre os caminhões elétricos do nosso portfólio.

Linha de Caminhões Urbanos (VUC)

Começamos com o e.coTruck: 100% elétrico, com a caçamba metálica de fábrica, perfeito para operações urbanas. Um caminhão simples, de fácil uso por ser automático, mas com autonomia de 100 km e capacidade de carga de 800 kg. Suas baterias podem ser recarregadas em tomadas 110 ou 220V. O motor elétrico e o sistema de baterias não exigem qualquer manutenção, muito diferente dos tradicionais e antiquados modelos a combustão.

Já o e.coCargo tem a mesmo autonomia, as mesmas vantagens de manutenção reduzida, capacidade de carga e método de recarga. O diferencial é o implemento dele, que neste caso é um baú. Além de prático, é ideal para transporte de cargas frágeis e encomendas de maior valor.

A Hitech-e foi criada para contribuir com um planeta mais sustentável e trazer a mobilidade elétrica para a realidade de nosso país. Nós temos produtos que irão melhorar a qualidade operacional da sua empresa, reduzir os custos em suas planilhas e mostrar que sua empresa está preocupada com o planeta. Pense nisso!

Junte-se a nós e faça parte dessa história.