Lançamento do primeiro carro autônomo do Brasil

O veículo será de uso exclusivo interno, não podendo, ainda, ser emplacado para rodar em vias urbanas.

A gente está investindo muito em pesquisa e tecnologia na área de mobilidade urbana no Brasil, pois trabalhamos o conceito de mobilidade inteligente, que oferece um veículo conectado, (que pode ser) compartilhado, elétrico e em breve, autônomo.

Pensando nisso, unimos forças com a Positivo Tecnologia, uma das maiores fabricantes brasileiras do ramo tecnológico, para desenvolver o primeiro carro elétrico autônomo do Brasil, inicialmente com utilização nas empresas para transporte de pessoas, materiais ou insumos.

A proposta, consiste na aplicação do software desenvolvido para os veículos da Hitech Electric, em conjunto com um grupo de pesquisa nacional, que já roda projetos de veículo autônomo, com grande expertise, juntamente com a Positivo Tecnologia, que entra no projeto como parceiro tecnológico.

Esta, é uma iniciativa pioneira e inédita no Brasil e o objetivo é lançar o veículo para o mercado empresarial no segundo semestre deste ano, embarcando o software + hardware no e.coTech4, o nosso compacto de 4 lugares.

A parceria tecnológica entre a Hitech Electric e a Positivo Tecnologia também abrange outras áreas importantes aos veículos elétricos urbanos e a mobilidade inteligente. Uma base exclusiva de pesquisa e desenvolvimento foi implantada em Manaus/AM, para avançar os estudos nessas frentes, gerando potenciais produtos para aplicação no segmento de mobilidade.

Objetivo

Implementar a utilização do veículo nas empresas para transporte de pessoas, materiais ou insumos. Por exemplo, nos grandes grupos de televisão para logística dentro dos sets de gravação.

STEP 1

Preparação do veículo

A Hitech Electric vai entregar o veículo capacitado para ser controlado por computador e receber câmeras, GPS e sensores a laser. As adequações realizadas no veículo consistem em automatizar atuadores nos sistemas de direção, freio, acelerador, limpadores de para-brisa, faróis, setas, entre outros. Também foram incorporados ao veículo dispositivos de segurança como parada de emergência.

STEP 2

Finalização

Os algoritmos de processamento e controle do veículo serão incorporados no o e.coTech4, e a previsão para entrega do modelo é para o final de 2019, dando início aos testes de campo do futuro veículo elétrico autônomo nacional.

Posts relacionados

3 de setembro de 2019

Parceria ASAP Log