Lançamento do primeiro carro autônomo do Brasil

O veículo será de uso exclusivo interno, não podendo, ainda, ser emplacado para rodar em vias urbanas.

A proposta da startup paranaense, juntamente com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é lançar no mercado um veículo elétrico autônomo para utilização interna, ou seja, dentro da área das empresas.

O Professor Alberto Ferreira De Souza, Coordenador do Laboratório de Computação de Alto Desempenho – LCAD, da Universidade Federal do Espírito Santo –  comanda o projeto IARA – Intelligent Autonomous Robotic Automobile, o primeiro carro brasileiro a transitar entre três municípios distintos de forma autônoma. No Brasil, ele e sua equipe são referência no assunto.

O projeto consiste na aplicação da tecnologia desenvolvida pela UFES nos veículos da Hitech Electric, sendo um projeto pioneiro no Brasil.

A Hitech é uma empresa que está investindo muito em pesquisa e tecnologia na área de mobilidade urbana no Brasil, pois trabalha o conceito de mobilidade inteligente, que oferece um veículo conectado, (que pode ser) compartilhado e elétrico.

Objetivo

Implementar a utilização do veículo nas empresas para transporte de pessoas, materiais ou insumos. Por exemplo, nos grandes grupos de televisão para logística dentro dos sets de gravação.

STEP 1

Preparação do veículo

A Hitech Electric vai entregar o veículo capacitado para ser controlado por computador e receber câmeras, GPS e sensores a laser. As adequações realizadas no veículo consistem em automatizar atuadores nos sistemas de direção, freio, acelerador, limpadores de para-brisa, faróis, setas, entre outros. Também foram incorporados ao veículo dispositivos de segurança como parada de emergência. As modificações estão sendo realizadas na sede da Hitech Electric, no Paraná.

STEP 2

Finalização

Os algoritmos de processamento e controle do veículo serão incorporados pela equipe do LCAD na UFES. O veículo automatizado será o e.coTech4, e a previsão para entrega do modelo é para o primeiro trimestre de 2019, dando início aos testes de campo do futuro veículo elétrico autônomo nacional.

BÔNUS

Hitech Electric no WTM 2018