Recarga solar de veículo

A Hitech Electric desenvolveu o primeiro carro do Brasil que utiliza placas de captação de energia fotovoltaica, portanto é literalmente um carro movido a sol.
O projeto foi desenvolvido para a empresa de engenharia OMS,  localizada em Curitiba, conheça os detalhes acessando o Case OMS.

Afinal, como funciona um carro movido a sol?

O sistema do e.coTech4 é composto por um pack de baterias de lítio, um controlador de tensão com BMS e duas placas fotovoltaicas instaladas no teto do carro elétrico, de 12 volts cada.
As placas são ligadas em série, e enviam ao controlador de tensão 24 volts com 3 amperes de pico. As placas enviam continuamente essa tensão quando expostas a luminosidade, já o controlador é ajustado para carregar as baterias de maneira inteligente.
Quando a tensão da bateria fica abaixo de um valor mínimo ajustado, ele libera a carga e permanece assim até atingir o limite superior definido. Essa faixa controlada de tensão garante a longevidade das baterias.
A tarefa do controlador de carga é deixar a energia estável. Em dias de chuva ou tempo nublado, por exemplo, poderá haver oscilações de carga, com picos altos e baixos.
Com isso, as baterias não serão prejudicadas.
Assim, as placas transformam luz do sol em energia para o carro!
Ao usar os painéis fotovoltaicos para captação de energia solar, você está assim compensando a energia para carregamento das baterias do carro elétrico. Uma energia limpa e renovável produzida e auxiliando diretamente na performance do carro, pois aumenta a autonomia e diminui a necessidade de carga, economizando energia de carregamento.

Confira como o carro elétrico fotovoltaico, ficou:


O jornal Band Cidade fez uma matéria sobre o elétrico da Hitech, confira abaixo:

Tem interesse em soluções de mobilidade de energias renováveis ou elétrica?

Clique aqui.