Veículo elétrico de carga agora é liberado do rodízio em São Paulo

A prefeitura de São Paulo liberou os veículos urbanos de carga do rodízio de placas.

De modo geral, os carros elétricos já estavam todos liberados do rodízio e agora, os veículos elétricos urbanos de carga também estão. A novidade prevê que os pequenos caminhões possam circular nas vias da capital, diminuindo a presença de caminhonetes e outros veículos à combustão. 

Os veículos urbanos de carga surgiram, a princípio, como uma solução para o transporte de bens e cargas pela cidade. Já que, em muitas vias de São Paulo, os caminhões estão restritos de circular ou participam do rodízio. Isso porque são menores, possuem tamanho máximo de 7 metros e 20 centímetros de comprimento.

A cada VUC transitando, três caminhonetes deixam de emitir gases, barulho e congestionar o trânsito. Isso significa um grande impacto para a maior cidade do país. 

Na prática, os VUCs elétricos poderão circular em qualquer horário do dia e serão isentos do rodízio municipal do Mini Anel Viário, que contempla as marginais dos rios Tietê e Pinheiros, avenida dos Bandeirantes, avenida Afonso D’Escragnole Taunay, Completo Viário Maria Maluf, avenida Tancredo Neves, rua das Juntas Provisórias, viaduto Grande São Paulo, avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo e avenida Salim Farah Maluf.

Além disso, para serem liberados do rodízio, os VUCs têm limite de idade para rodar: a partir de 2005, e a restrição do rodízio (por limite de idade) para os VUCs mais antigos aumenta o risco de multas e reduz ao número de fretes/viagens. 

Essa medida foi adotada para que apenas veículos eficientes (que poluam menos) se beneficiem da liberação do rodízio. Não sendo um problema para os VUCs elétricos da Hitech Electric, que são 100% elétricos e eficientes no consumo de energia.

A Hitech Electric possui soluções inteligentes em mobilidade, perfeitas para empresas que têm entregas como parte do seu modelo de negócio. Com capacidade para 800 kg de carga, autonomia de até 150 km, o e.coTruck e o e.coCargo são os veículos elétricos urbanos de carga perfeitos para quem não pode parar a produção por causa do rodízio e precisa de agilidade e economia na sua operação. 

Dentre as vantagens de introduzir um VUC elétrico na sua operação, dastacamos:

  1. Agilidade nas entregas, os VUCs Hitech Electric dão conta do recado e entram em lugares que outros VUCs não conseguem;
  2. Economia no combustível: por ser elétrico, não depende de combustível fóssil (gasolina ou diesel) e roda 100 km com uma recarga aproximada de R$ 6,50;
  3. Inovação: integra à empresa os conceitos de pioneirismo, visibilidade e destaque por se tratar de uma tecnologia nova no mercado;
  4. IPVA reduzido: além de estar liberado do rodízio em São Paulo, todos os veículos elétricos possuem 50% de redução do IPVA na capital paulistana;
  5. Revisões a preço de banana: serviço prestado em todo Brasil pelo Centro Automotivo Porto Seguro, a primeira revisão é gratuita, além disso, até 30.000 km o custo da revisão é fixo, sendo de R$ 320 – muito baixo, se comparado a qualquer outro veículo de mesmo porte e categoria;
  6. Redução na manutenção: outro fator importante é que, como esse tipo de veículo não possui um circuito de motor complexo como um movido à combustão, ele possui uma quantidade de peças infinitamente menor, baixando, então, a necessidade de manutenção de todo o sistema, dada a simplicidade do complexo gerador de energia;
  7. Baixo impacto ambiental: o fato do veículo não ser abastecido com combustíveis fósseis e ser 100% elétrico, o torna muito mais sustentável do que qualquer outro concorrente de mesmo porte. 

e.coTruck é o modelo aberto, possui 3,80 m de comprimento, 1,50 m de largura e 1,78 m de altura. Pesa 850 kg e tem uma caçamba aberta, em aço com comprimento de 2,20 m, altura da estrutura metálica de 40 cm e largura de 1,48.

Já o e.coCargo, nosso modelo fechado, possui as mesmas  que o e.coTruck, sendo 3,80 m de comprimento, 1,50 m de largura e 1,78 m de altura e pesa 800 kg, possui baú com estrutura de aço e PVC que mede 2,20 m de comprimento, 1,50 m de altura e 1,50 m de largura.

Quer saber mais sobre nossos VUCs elétricos?